Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Padre, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém
Meu Deus, meu Pai e meu Criador, eu vos adoro e reverencio de todo o meu coração. Dou-vos infinitas graças por me terdes criado, feito cristão e conservado neste dia. Creio em vós, porque sois a mesma verdade. Espero em vós, porque sois fiel às vossas promessas. Amo-vos de todo o meu coração, porque sois infinitamente bom e amável. E amo ao meu próximo como a mim mesmo por amor de vós. Divino Espírito Santo, dignai-vos conceder-me luz para conhecer os meus defeitos e pecados, e graça eficaz para me arrepender e emendar deles.
(fazer um exame de consciência de acordo o estado de vida e/ou seguir o que o manual propõe.)
EXAME DE CONSCIÊNCIA
Deveres para com Deus : Omissões . . . negligência nos deveres de piedade . . . irreverência na igreja… distrações voluntárias nas orações. . . resistência à graça. . . juramentos… murmurações interiores.. . falta de confiança ou de resignação. . .
Deveres para com o próximo : Juízos temerários . . . desprezo . . . ódio . . . inveja . . . desejo de vingança . . . ira . . . imprecações… maledicências.. . falsos testemunhos. . . dano em bens ou reputação… mau exemplo ou escândalo.. . falta de respeito, obediência, caridade, fidelidade..
Deveres para conosco : Vaidade… orgulho.. . respeito humano… mentiras… pensamentos, desejos, palavras ou ações contra a pureza … intemperança … cólera … impaciência. . . ociosidade.. . negligência nos deveres do próprio estado…
Exames para colegiais: Como fiz o último exame? — Ao deitar e levantar guardei a devida modéstia ? — Levantei-me, logo que para isto se deu o respectivo sinal ? — Rezei devotamente as orações da manhã e da noite? — Como assisti ao santo Sacrifício da Missa ; — Rezei as orações vocais com atenção ? — Guardei o devido respeito a todos os meus superiores? — Tratei com caridade todos os meus companheiros ? — Apliquei-me com seriedade ao estudo ? — Como guardei o silêncio ? — Estive nas aulas com atenção e decoro ? — Como observei a modéstia dos sentidos, principalmente os olhos, ouvidos e língua ? — Guardei a temperança no comer ? — Nos recreios juntei-me com maus companheiros? — murmurei dos superiores ? —Trouxe à pratica conversas impuras? — Faltei à castidade por pensamentos, palavras ou obras? — Como observei o regulamento do Colégio ?
ATO DE CONTRIÇÃO
Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu: por serdes vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque vos amo e estimo, pesa-me Senhor, de todo o meu coração, de vos ter ofendido, e proponho firmemente, ajudado com os auxílios da vossa divina graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender e espero alcançar o perdão das minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém.
SÚPLICAS
Dignai-vos, Senhor, conservar-me nesta noite sem pecado; abençoai o descanso que vou tomar, a fim de reparar minhas forças para vos servir melhor e com mais fervor.
Corações Santíssimos de Jesus e Maria, entrego-vos nesta noite a minha alma e o meu corpo, para que em Vós Descansem tranquilamente; e porque eu, enquanto dormir, não posso louvar a Deus, peço-vos que o louveis por mim de modo que, quantas forem as pulsações do meu coração, tantos sejam os louvores que vós por mim deis à Santíssima Trindade.
Ó Virgem Santíssima, Mãe do meu Deus, e depois de Deus minha esperança, meu refúgio e meu amparo, socorrei-me em todas as minhas necessidades, defendei-me nesta noite contra todos os inimigos, e livrai-me de todo mal.
São José, Castíssimo esposo de Maria, rogai por nós.
Amado Jesus, José e Maria, o meu coração vos dou e a alma minha.
Amado Jesus, José e Maria, assisti-me na ultima agonia.
Amado Jesus, José e Maria, expire em paz entre vós a alma minha.
AO ANJO DA GUARDA
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a Ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina.
PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO
V. Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso.
R. Entre os resplendores da luz perpétua.
V. Descansem em paz.
R. Amém.

Extraída do Manual do Congregado Mariano, edição de 1949.