Ao acordar:
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém. Bendito sejais, meu Deus, porque ainda me conservais a vida. Fazei, Senhor, que seja só para Vos servir.
Ao vestir:
Glória vos seja dada, ó Trindade Santíssima, por mim e por todas as criaturas, agora e por todos os séculos. Amém. Não permitais, Senhor, que eu tenha menos cuidado da minha alma, que com meu corpo; nem que ela seja despojada da preciosa vestidura da graça divina.
Depois te ter levantado, posto de joelhos:
Adoro-vos, ó meu Deus, e vos agradeço os muitos benefícios que me tendes feito na alma e no corpo, especialmente o de me terdes guardado esta noite, e conservado a vida até este dia. Prometo servir-vos e nunca mais vos ofender nem hoje nem dia algum da minha vida. Quero Senhor, emendar-me dos defeitos em que costumo cair muitas vezes, e fugir de todas as ocasiões de pecar. Ó meu Deus, concedei-me a graça de cumprir este propósito e de viver até a morte na vossa graça e no vosso santo amor.
Na Igreja ou na capela:
Bendito, louvado e adorado seja o Santíssimo Sacramento do Altar, e a puríssima Conceição da Virgem Maria, concebida em graça e sem macula do pecado original desde o primeiro instante de seu ser. Amém.
OFERECIMENTO DO DIA
Eterno Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, eu vos ofereço, em união com os merecimentos de Jesus Cristo, todos os meus pensamentos, palavras, obras e sofrimentos deste dia para vossa maior glória, e honra de Maria Santíssima, minha querida Mãe, do meu Anjo da Guarda e de todos os Santos meus advogados; em remissão plena e satisfação de meus pecados; pela conversão dos pecadores e perseverança dos justos; pelas intenções recomendadas aos associados do Apostolado para este mês e dia; segundo as intenções do Santo Padre o Papa, para ganhar as Santas Indulgências em sufrágio das almas do Purgatório; para utilidade de todos aqueles por quem sou obrigado a pedir; em agradecimento de todas as graças que até agora me tendes concedido e que me concedereis pelos merecimentos de Jesus Cristo. Amém.
Coração de Jesus, que tanto me amais: fazei que vos ame cada vez mais.
ATO DE FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE
Meu Deus, creio em vós, e em tudo o que revelastes, porque sois a suma Verdade. Espero em Vós, porque sois infinitamente misericordioso. Amo-vos, porque sois infinitamente bom e amável; e, por amor de Vós, amo meu próximo como a mim mesmo.
CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA
Ó minha Senhora e Minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e todo meu ser; e porque assim sou vosso, ó Incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa.
V. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe e Senhora nossa.
R. Ah! Guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.
AO ANJO DA GUARDA
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a Ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe e me ilumine. Amém.
INVOCAÇÕES
V. São José, Padroeiro da Igreja.
R. Rogai por nós!
V. São Luiz Gonzaga, Padroeiro da Juventude.
R. Rogai por nós!
V. Anjos da Guarda, Santos dos nossos nomes e todos os Santos da nossa especial devoção.
R. Intercedei por nós!
ANGELUS
V. O anjo do Senhor anunciou a Maria:
R. E ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria, etc.
V. Eis aqui a escrava do Senhor :
R. Faça-se em mim segundo a tua palavra.
Ave Maria, etc.
V. O Verbo divino incarnou :
R. E habitou entre nós.
Ave Maria, etc.
V. Rogai por nós, santa Mãe de Deus,
R. Para que sejamos dignos das promessas
Oremos. Infundi, Senhor, como vos pedimos, a vossa graça em nossas almas, para que
nós, que pela anunciação do anjo, conhecemos a incarnação de Cristo, vosso Filho, pela sua
Paixão e cruz sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. R. Amém.
No tempo pascal:
V. Rainha do céu, alegrai-vos. Aleluia.
R. Porque o que merecestes trazer em vosso ventre. Aleluia.
V. Ressuscitou como disse. Aleluia.
R. Rogai por nós a Deus. Aleluia.
V. Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria. Aleluia.
R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia.
Oremos. O Deus, que vos dignastes alegrar o mundo com a ressurreição do vosso Filho,
Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos que por sua santa Mãe, a puríssima Virgem Maria, alcancemos os inefáveis gozos da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. R. Amém.

Orações extraídas do Manual do Congregado Mariano, edição de 1949.